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5 PASSOS PARA CRIAR UMA CAMPANHA DE INCENTIVO

As campanhas de incentivo são ações de marketing voltadas à motivação dos times e clientes da empresa. Elas podem ser realizadas de diversas formas, como por exemplo, para melhorar o relacionamento com clientes, gerar crescimento nas vendas, integrar pessoas, agregar valor, entre outras. Com essa estratégia você pode obter grandes vantagens no desempenho organizacional e ganhar visibilidade no mercado, porém, elas devem ser muito bem estruturadas para que o objetivo final seja alcançado.

Para um projeto de sucesso, você precisará levantar algumas informações e planejar todo o processo, para só então começar a executá-lo. Separamos neste artigo 05 passos importantes para criar uma campanha de incentivo de qualidade para sua equipe ou seu cliente:

1º passo – Tenha um objetivo bem definido

As campanhas de incentivo podem ser realizadas com toda a empresa ou com apenas algumas áreas. O objetivo pode variar de metas como aumentar as vendas, reter clientes, integrar colaboradores ou até mesmo melhorar o engajamento. Esse objetivo vai conversar diretamente com o tema definido, e com um pouco de criatividade, você pode fazer ações incríveis e inovadoras, totalmente alinhadas com o foco da campanha.

2º passo – Defina um tema

Se você não levou em consideração criar um tema, repense sua estratégia. O tema pode ser um dos principais norteadores para as ações que serão feitas durante toda a campanha. Use a criatividade e entenda o perfil dos participantes para definir a temática e a premiação.

3º passo – Planeje-se

O planejamento é importantíssimo para realizar uma campanha de incentivo. A diretoria deve estar envolvida para que haja uma aderência maior em torno do objetivo específico, para garantir que este contribua com o objetivo geral da empresa. Além disso, é interessante reunir os departamentos de marketing, comercial, recursos humanos, financeiro, entre outros, para discutir as possíveis ações a serem realizadas.

Nesta etapa você definirá os detalhes e fluxo de toda a campanha, por isso, atente-se a todas as minúcias e variáveis que podem acontecer. Faça um levantamento de custos completo e cuidadoso, para que o projeto seja financeiramente viável.

4º – passo – Comunique-se com os participantes

É muito difícil motivar os colaboradores e clientes sem deixar claro o que a empresa espera com a campanha. Não deixe as informações no ar, reúna-se com os participantes do processo para apresentar a campanha de incentivo e direcioná-los.

Muitos deles podem apresentar resistência em participar de projetos em que não compreendem o “por quê”, então, aproveite o momento para incentivá-los, criando uma comunicação aberta e clara.

Quando falamos de comunicação é imprescindível um regulamento que contemple todas informações chaves da campanha, de modo a dar transparência e claro um conhecimento único para todos participantes.

5º passo – Metas alcançáveis e premiação atraente

Se você colocar uma meta muito alta, irreal, pode ser desmotivador para muitos participantes. Por isso, estabeleça uma meta ousada e insira premiações atrativas, dessa forma, você conseguirá elevar a produtividade e oferecer um prêmio desejado por todos.

Por fim, devemos ressaltar que essa estratégia não é usada somente em momentos bons ou de crescimento, há muitas formas de uma campanha ser efetiva para melhorar os resultados da organização. Em meio à crise como a que vivemos hoje, essa pode ser uma maneira de se destacar entre seus concorrentes.

E aí, está pronto para realizar uma campanha de incentivo na sua empresa? Conte com a Ecco para viabilizar esse projeto e trazer resultados de forma inovadora. Deixe aqui nos comentários qual seria o seu principal objetivo nesse momento ao usar essa metodologia de incentivo.

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Publicado por: Somos Ecco

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