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COMO CRIAR CAMPANHAS DE INCENTIVO DE SUCESSO?

Já falamos bastante sobre Campanhas de Incentivo e da sua importância para estimular e motivar a sua equipe de vendas a trabalhar com mais prazer e positividade, levando-a a produzir mais e melhor.

É bom lembrar que, ao estruturar estas campanhas, a finalidade principal é engajar as equipes e reconhecer aqueles colaboradores que alcançarem melhores resultados. Portanto campanhas de incentivo devem fazer parte da rotina diária de qualquer time de vendas.

Neste post vamos explicar resumidamente quais os quesitos que uma Campanha de Incentivo deve ter como premissas básicas para ter sucesso.

Pontos fundamentais

  • Temática;
  • Planejamento;
  • Briefing;
  • Definir Participantes;
  • Não alterar o planejamento durante a campanha;
  • Pensar no longo prazo, mas operar no curto prazo;
  • Informar à equipe sobre o andamento da campanha;
  • Sustentar a campanha.

Temática

Criar uma temática para a sua campanha de incentivo é o primeiro passo. Afinal de contas, dependendo do tema, esse fator pode guiar completamente a sua campanha para um determinado sentido.

Utilizar o brainstorming para explorar a potencialidade criativa do grupo e explorar ideias é uma ótima maneira para criar essa temática.

Planejamento

Antes de executar qualquer ação definida na etapa anterior é importante planejar. E todo planejamento tem que partir de critérios sólidos.

Comece a pensar em tudo o que você precisa e imagine os mais diversos cenários que podem auxiliar (ou prejudicar) o início de sua campanha.

Uma dica fundamental: troque ideias com todos os setores de sua organização. Tanto o jurídico, quanto o marketing, o comercial, as diretorias e o operacional têm insights importantes para dar.

Defina o objetivo da campanha e a meta que deverá ser alcançada pela sua equipe para conquistar a premiação no final. Não esqueça que o regulamento deve ser o mais claro possível para todos.

Briefing

Após definido o caminho e o objetivo, o briefing será o conjunto de informações sobre o que deve ser feito na sua campanha.

Ele deve estar bem claro na mente dos participantes, portanto construa-o em tópicos.

Participantes

Quem vai participar da campanha? Está aberta a todos ou há colaboradores e/ou equipes que não poderão participar? Que metas os participantes vão perseguir? Isso também deve estar bem claro.

Dica: crie metas para cada categoria e metas coletivas para estimular o senso de equipe.

Mantenha o planejamento

Ao apresentar o planejamento à sua equipe, você deve ter 100% de certeza daquilo que apresenta, mas tenha um plano B na manga, caso imprevistos aconteçam.

Haja o que houver jamais mude o que foi planejado, para não correr o risco de perda de credibilidade junto à equipe. Isso irá demonstrar que você pensou em todos os cenários, inclusive em como reverter uma situação adversa.

Pensar no longo prazo e atuar no curto prazo

É aqui que as campanhas mal planejadas costumam desandar ou não atingir os resultados esperados.

A lógica é ter um panorama horizontal, que você consiga enxergar e acessar todas as etapas da campanha de incentivo. E ao mesmo tempo consiga coletar dados fracionados, seja semanal, quinzenal, mensal ou semestralmente.

Informe sobre o andamento da campanha

Manter sua equipe informada sobre os resultados – sejam eles positivos ou negativos – reduz a ansiedade e faz crescer o sentimento de meritocracia no grupo.

Porém jamais torne público qualquer tipo de repreensão àqueles que estão aquém das metas; e use sempre uma comunicação não-violenta e/ou lúdica, mostrando que você está ao lado do seu time.

Sustente a Campanha

Mesmo que você tenha seguido corretamente todos os passos até aqui, pode ser que assim mesmo algo desande no meio do caminho. Afinal de contas, o mercado é imprevisível.

Dica: nestes casos ofereça brindes, prêmios instantâneos, convide mentores ou celebridades que tenham algum link com a campanha e demais ações que engajem o time e motivem a equipe. Há muitas formas criativas de se fazer isso.

 

Como descrito neste post, o sucesso de uma Campanha de Incentivo depende de um conjunto de fatores internos e externos, e ainda aqueles sobre os quais não temos controle, o que é tarefa para quem entende bem do assunto.

Por isso, conte com a ECCO para montar a sua campanha de incentivo e acelerar suas vendas; são anos de experiência e expertise com as melhores marcas do mercado.

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Publicado por: Somos Ecco

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