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Como Maximizar o Retorno do Investimento de Seu Live Marketing

O Live marketing representa um conjunto de ações que as marcas vêm usando para estreitar cada vez mais o envolvimento individual e em tempo real com seu público através de experiências, que podem ser de várias formas.

Embaixo deste enorme guarda-chuva do live marketing encontramos estratégias como o marketing de eventos, o marketing promocional, o marketing social, ações de ativação, integração com o meio digital e muitas outras possibilidades. Isso porque o live marketing inclui diversos métodos pelos quais as marcas buscam conectar-se ativamente com o consumidor, em vez de considerá-lo apenas um receptor passivo da comunicação.

A experiência que as marcas proporcionam ao público será cada vez mais um diferencial nos negócios. O público, por sua vez, tem buscado muito mais do que comprar, adquirir: tem buscado EXPERIENCIAR. E essa experiência pode servir tanto para atrair novos clientes como fortalecer a imagem institucional no longo prazo. São muitas as formas de se implementar uma estratégia de Live Marketing, dependendo, claro, de cada negócio e seus objetivos.

Mas como medir o retorno de um investimento em Live Marketing?

Primeiro, para maximizar este retorno, alguns fatores são fundamentais.

O primeiro deles é definir claramente o objetivo, que pode ser aumentar as vendas, gerar mais leads, engajar nas redes sociais, otimizar o Marketshare, lançar um novo produto ou serviço, etc.

Em seguida, desenhar uma estratégia adequada aos objetivos reais de marketing e vendas. Uma estratégia bem estruturada para trazer os resultados esperados facilita estabelecer os KPIs (indicadores-chave de desempenho) para avaliar o nível de sucesso da sua marca e do desempenho das campanhas.

Isso significa que o que vale não é a experiência mais complexa, pirotécnica ou sofisticada, mas a experiência mais apropriada para o objetivo da marca. Uma coisa precisa estar em total conexão com a outra.

Por último, e não menos importante, adotar diferentes métricas para avaliar o retorno do investimento em seu live marketing, segundo o objetivo traçado.

Lembre-se que as métricas de live marketing devem ser consideradas no longo prazo. Ao olhar apenas para o resultado imediato, o ROI será naturalmente menor. Isso porque um cliente conquistado pela experiência da marca poderá gerar retorno por muito tempo e não só no período de ativação da campanha.

Então, seguindo essa lógica, as equipes têm um desafio que é ir além das métricas de último clique ou de canais de compra. Entender com exatidão como se comporta o seu consumidor, sua jornada de compra e qual foi o primeiro ponto de contato dele com a marca é um dado super relevante.

Sendo assim, é possível maximizar enormemente suas campanhas de live marketing.

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Publicado por: Somos Ecco

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