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O marketing é uma das bases para toda empresa investir na divulgação de sua marca. É através dele também que atualizamos o posicionamento do nosso negócio e arquitetamos estratégias para atingir nosso público-alvo. O ano de 2020 trouxe muitos eventos que transformaram a nossa sociedade e nossa forma de consumir. As empresas se tornaram ainda mais digitais, assim como seus clientes. Mas, o que esperar do consumidor para 2021?
Por conta do impacto da pandemia, muitas pessoas e empresas estão reformulando seus conceitos, suas formas de agir e de pensar. Está surgindo uma nova era, de pessoas mais conscientes e preocupadas com o impacto do consumo no meio ambiente e também com a própria saúde. É como se um sentimento forte de responsabilidade consigo mesmo e com a sociedade tenha aflorado com as mudanças que surgiram.
Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu, 69 milhões de pessoas pretendem comprar menos nos próximos meses. A razão para isso envolve diversos fatores: insegurança no emprego e até mesmo economia para bancar o plano de saúde. A tendência é comprar menos, mas comprar produtos de qualidade e duráveis. Porém, apesar do retrocesso na compra física, os serviços de vendas on-line têm disparado, indicando uma propensão do consumidor em comprar cada vez mais produtos e serviços pela internet, mesmo após a pandemia. Portanto as empresas que investirem nesse modelo de negócio poderão ver seus lucros disparando.
Outro ponto que precisamos ficar de olho é na adaptação da loja para omnichannel, ou seja, ser onipresente, estar em todos os lugares e disponível para o cliente. E não só isso: é também preciso oferecer comodidade e uma experiência que marque a memória de quem está adquirindo o produto ou contratando o serviço. Isso porque, por conta da internet, as pessoas têm exigido mais das lojas. Elas querem experiências profundas, humanizadas e que sejam, acima de tudo, agradáveis e personalizadas.
Estamos vivendo em uma época que aponta para uma consciência coletiva. Por isso, para uma marca não sofrer com o “cancelamento”, é importante que ela esteja atenta e em consonância a respeito da sua responsabilidade ambiental, por exemplo. Ser “ecofriendly” é importante e é atrativo. Mas cuidado, só se posicione se você realmente segue esta ética em sua empresa. Mentir na internet é um um erro que fatalmente causará muitos problemas e destruirá sua reputação.
E você, o que acha que ainda precisa mudar em sua empresa? Nós da Ecco podemos te ajudar com insights poderosos de marketing e mudar seus resultados para melhor! Conte conosco.
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