Nosso website utiliza cookies

Respeitamos sua privacidade na internet! Utilizamos cookies para promover uma melhor experiência durante sua visita.

Ao continuar sua navegação, você confirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.

Incentivo: Recompensa ou Reconhecimento?

Ao realizar uma campanha ou evento de incentivo, existem estratégias para engajar os participantes, sejam eles colaboradores, clientes ou fornecedores. A maneira mais conhecida e efetiva de estimular seu público alvo são as premiações. Os tipos de prêmios utilizados variam de acordo com o target, realidade e objetivo.

Ao compreendermos essas necessidades, poderemos identificar qual o caminho ideal a seguir. Dentre as diversas opções de premiação há duas principais abordagens: as recompensas e o reconhecimento. Para que você entenda mais sobre esses mecanismos, vamos mostrar as características de cada uma!

Recompensa:

A recompensa está relacionada a um retorno financeiro, recebido em troca de um resultado almejado. Por ser material, pode ser transferido ou trocado.

Para recebê-la, é necessário fazer o que foi proposto: a condição pode ser o atingir de uma meta, a conclusão de um projeto ou a conquista de um novo cliente importante. Por ser uma situação pré-estabelecida, torna-se algo esperado.

Nesse contexto, em nossos planejamentos e campanhas de incentivo, utilizamos ferramentas como a implementação de catálogos que motivam os integrantes a irem em busca do prêmio que desejam.

De nosso portfólio, podemos citar os vouchers online e físicos que podem ser usados em muitos e-commerces, vales do tipo “pague suas contas de consumo”, crédito para recarga de celular ou combustível, opção de cartões presentes e cartão pré-pago e outros. O participante conta com mais de 2 milhões de produtos e serviços! Com essa variedade, conseguimos atrair perfis distintos.

Reconhecimento:

Já o reconhecimento é mais ligado ao emocional. Não é palpável, porém seu efeito muitas vezes é mais duradouro que o da recompensa. Ele não é condicionado ou pré-estabelecido, sendo assim, normalmente acontece inesperadamente.

Quando pensamos em premiação nesse cenário, estamos falando de situações diretamente ligadas ao desempenho. Por esse motivo não há como prever se ocorrerá ou o momento em que isso vai acontecer, pois as atitudes das pessoas não podem ser calculadas.

O que vale mostrar é o tipo de conduta que leva o negócio em direção ao crescimento, seja pela busca constante em se aprimorar, seja na proatividade e colaboração internamente ou por qualquer outro comportamento que esteja alinhado com os objetivos e cultura da organização.

Nesse sentido, quando realizamos um projeto, sugerimos ideias que trazem o reconhecimento como peça importante da estratégia, sabendo o usar de forma inteligente e como vai se encaixar no que a empresa espera.

Na prática, reconhecimento e recompensa caminham juntos quando se trata de campanhas de incentivo. E a Ecco cria planos de uso e aplicação desses métodos e acompanha o retorno e evolução através da geração de relatórios de BI! Tudo para garantir o melhor resultado.

Somos Ecco

Juntos. Um momento único.

Publicado por: Somos Ecco

Deixe-nos sua opinião!

Nome
Mensagem

Rua Fidêncio Ramos, 16012° andar, conj. 1211
Vila Olimpia – SPCEP: 04501-010

PABX: +55 11 3094-0800

contato@somosduoecco.com.br

Atenção!