Nosso website utiliza cookies

Respeitamos sua privacidade na internet! Utilizamos cookies para promover uma melhor experiência durante sua visita.

Ao continuar sua navegação, você confirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.

Proteja-se! Confira 7 dicas para tornar a internet mais segura

A internet tem se mostrado uma forte aliada atualmente: Ela possibilitou nosso “novo normal”, adaptando e dando continuidade aos estudos, às compras e ao trabalho, para muitos. Além de sanar nossas necessidades, ela oferece um mundo onde podemos nos conectar com conhecidos e nos divertir. Mas, será que sabemos usar essa ferramenta da forma correta?

Uma pesquisa feita em 2019 pela empresa de segurança digital Symantec, fabricante do antivírus Norton, constatou que 65% da população mundial adulta já sofreu com ataques cibernéticos. O Brasil está entre os quatro países mais afetados por invasões em computadores. E, por conta desse cenário caótico, várias reflexões vêm à mente: Como proteger os usuários? Existe alguma forma 100% segura de navegar pela rede? Quanto a isso, algumas providências já estão sendo tomadas até mesmo pelo governo.

Em 2020 foi sancionada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) — nossa parceira Duo já produziu um webinar falando sobre isso, que está disponível aqui. Essa lei tem como prioridade a proteção da privacidade do consumidor. Ela ajuda, por exemplo, a ter um controle maior do que uma empresa vai fazer com os dados que você forneceu a ela. Caso essas informações pessoais vazem, a instituição sofrerá sanções legais.

Mesmo com a existência desse amparo judicial, podemos ficar reféns de algumas decisões, como por exemplo a do WhatsApp. A empresa quer, no Brasil, recolher todos os dados do usuário. Este só poderá usufruir do serviço se concordar em compartilhar essas informações. Até onde isso seria justo e seguro?

Apesar de existir uma lei que cuida dos nossos dados pessoais, ainda temos outros problemas de segurança na internet. Contudo, podemos nos prevenir se seguirmos algumas dicas:

1- Troque suas senhas a cada três meses. Ao criá-las, evite senhas óbvias, como datas, placas, nomes. Mescle entre números, letras e símbolos;

2- Não aceite qualquer pedido de amizade nas redes sociais;

3- Cuidado com e-mails e links falsos. Na dúvida, entre em contato com a loja ou simplesmente ignore o que foi enviado. Essa é uma das formas mais comuns de roubar dados ou ter acesso ao seu computador;

4- Utilize o modo de navegação anônima para proteger seus dados. Para o navegador Chrome, basta apertar as teclas Ctrl + Shift + N. Já no Firefox, Ctrl + Shift + P;

5- Mantenha seu antivírus e softwares sempre atualizados;

6- Cuidado com o que você posta! Se quer publicar que esteve em algum local, procure fazer isso depois que sair de lá; 

7- Evite expor crianças. Se quiser publicar alguma foto, que não seja comprometedora e também que não indique os locais que frequenta, como escola.

Seguindo nossos conselhos e usando a internet com consciência, você provavelmente ficará livre de preocupações. Fique ligado em nossas redes para mais dicas como essa!

Somos Ecco

Juntos. Um momento único.

Publicado por: Somos Ecco

Deixe-nos sua opinião!

Nome
Mensagem

Rua Fidêncio Ramos, 16012° andar, conj. 1211
Vila Olimpia – SPCEP: 04501-010

PABX: +55 11 3094-0800

contato@somosduoecco.com.br

Atenção!